DICAS ANTI-VIGARICE
Vigarices! Vigarices! Vigarices! Nos últimos anos, podíamos ver estas mensagens de alerta em sítios normais da Internet de compra e venda online e em anúncios de classificados! Por isso, enquanto proprietários de sítios de anúncios de classificados estamos aqui para o aconselhar com dicas ideais que o ajudarão a perceber o que é uma vigarice e maneiras de evitar ser enganado, mostrando também alguns exemplos de vigarice de forma a que possa evitá-las nas suas trocas online.
O que é uma vigarice?
Uma vigarice é um acto trapaceiro que tem o objectivo de enganar outra pessoa! Um vendedor ou um comprador podem ser vítimas de um engodo falso de uma vigarice. Mas, se seguir as nossas dicas simples, nunca será enganado por um vigarista! E conseguirá levar a cabo as suas transacções calmamente sem qualquer hesitação.
Qual é o papel das dicas anti-vigarice?
Uma dica anti-vigarice é uma técnica preventiva posta em prática para nos prevenirmos de vigarices. Confie em nós! Temos dicas simples que, se as seguir, o irão ajudar a identificar uma vigarice e a prevenir que seja apanhado numa. Estas dicas ensinam e guiam os compradores e vendedores online a levar a cabo transacções com sucesso sem se tornarem vítimas das vigarices.
Quem são os vigaristas?
Os vigaristas enrolam as pessoas no processo da mentira (a vigarice) sem que elas percebam que estão a ser vítimas de uma vigarice. Um bom exemplo disto é a compra e venda de vigarices online, em que o vigarista responde a um anúncio de compra e cria um processo de compra falso sem o conhecimento do vendedor.
Tipos de vigarice:
Com o aumento do comércio online é possível encontrar mais pessoas vítimas de vigaristas. A par do dinheiro, estas pessoas perdem também os seus bens. Este facto pode ser evitado mais cedo se se verificar a credibilidade dos compradores e dos vendedores, uma vez que haverá um contacto directo entre eles sem que uma terceira pessoa esteja envolvida. Quando nos referimos a comércio online, podemos distinguir dois tipos – um através de leilões e outro através de anúncios de classificados. Em ambos os casos está implícita uma relação comercial directa entre o comprador e o vendedor.
Vigarices em anúncios de classificados...
Tenha cuidado! Poderá encontrar anúncios atractivos que o tentarão a comprar um carro ou uma mota ou um contacto de e-mail de um vendedor que será bastante credível. Nunca vá na cantiga dos mentirosos… Apresentamos, de seguida, bons exemplos de vigaristas. Leia-os com atenção e esteja alerta para qualquer anúncio ou mensagem deste tipo de vigarices de Encomendas e Entregas!
Caso 1:
Para adquirir os bens do vendedor, o comprador tem de pagar a quantia (EM DINHEIRO) que inclui o custo do produto e os custos de envio (entrega). De uma maneira habilidosa, o vigarista, que é uma empresa de expedição ou o serviço de entregas responsável, irá pedir os custos de envio que estão incluídos no pagamento feito ao comprador.
- Neste caso, o vendedor tem de assegurar a identificação da pessoa da empresa de expedição.
- É melhor não lhes pagar dinheiro, se o comprador ainda não lhes tiver pagado o valor em dinheiro.

Pode fazer-se o mesmo pagando em cheque em vez de dinheiro. Neste caso, o comprador não deverá pagar o valor em dinheiro ao vendedor sem antes converter o cheque em dinheiro. Os vigaristas podem enganá-lo com cheques falsos e assim perderá o seu produto e o dinheiro do envio.
Caso 2:
Se vender um produto a compradores estrangeiros, os vendedores deverão ser muito cuidadosos e prudentes. Os compradores estrangeiros têm na mira os anúncios de particulares e irão apresentar-se através de um e-mail muito educado. O comprador a viver no estrangeiro estará ansioso por comprar o produto através de uma letra do banco por uma quantia mais elevada do que o preço real do produto. É nesta altura que o comprador lança o isco. Ao receber a letra, o vendedor deverá enviar o cheque com a quantia extra. Cuidado com o engodo!
- Nunca lhes envie um cheque antes da letra do comprador estar saldada no seu banco.
- Por fim, saiba que pode cancelar o cheque a qualquer altura, uma vez que não funciona da mesma maneira do que um depósito no banco. Por isso, jogue pelo seguro e faça transacções credíveis.
Agora é altura de focarmos a nossa atenção nalgumas dicas importantes anti-vigarice:
- Nunca envie um produto a uma pessoa que nunca viu o seu artigo. A maioria dos vigaristas irá enganá-lo, fazendo-o acreditar que está plenamente confiante nos seus serviços e expedição.
- Apenas os vigaristas podem garantir um serviço de expedição. Por isso, evite comprar produtos com estes serviços.
- Enquanto comprador, é melhor negociar com as pessoas com quem se pode encontrar pessoalmente.
- Nunca aceite um cheque de um vigarista (comprador) que pague o preço do produto mais os custos extra de expedição.
- Não deposite o cheque ou a letra do banco assim que o receba do comprador. Se for um cheque falso, perderá de imediato o seu dinheiro.
- Enquanto comprador, nunca revele as suas informações financeiras, uma vez que os ataques de “phishing” (fraude electrónica) são cada vez mais frequentes.
Dicas para comprar automóveis ou veículos para uso próprio através de anúncios de classificados:
- Seja firme naquilo que pode gastar: opte por visitar sítios diferentes e comparar preços de veículos. Não tome uma decisão à pressa. Consulte um negociador local e só depois parta para a compra online.
- Procure sempre vendedores da sua zona: Ao comprar automóveis ou motocicletas através de anúncios de classificados online, o comprador poderá ver a localização do vendedor. Escolha sempre um negociador da sua zona.
- Faça sempre um test drive: Nunca compre um veículo sem o ver ao vivo. Acompanhe também o vendedor num test drive. Visite sempre o automóvel no local do vendedor, uma vez que poderá ver assim as condições originais do veículo.
- Verifique os consertos: Alguns veículos podem estar à venda devido a estragos causados por um acidente. Opte por ir ver o veículo acompanhado por um perito em veículos. Verifique, por exemplo, os registos para ver se o automóvel foi sujeito a algum conserto por causa de um acidente grave.
- Verifique os documentos: Verifique todos os documentos para ver se o vendedor é o verdadeiro proprietário do veículo de forma a evitar um acto fraudulento.
- Nada de emoções/sentimentos: Veja sempre a qualidade e nunca ponha os seus sentimentos na base da sua decisão.
Sinal de alarme para anúncios vigaristas...
- O vendedor que colocou o anúncio não terá informações de contacto adequadas.
- Poderá haver incongruências na descrição do veículo.
- A frequência de anúncios colocados também deverá ser tida em conta.
- Fotografias falsas dos veículos com um fundo incompatível (outros países ou fundo falso)
- Uso incorrecto da língua, pois a maioria dos vigaristas não são falantes nativos.
- Caso encontre um anúncio vigarista ou uma tentativa que lhe pareça ser vigarice, não hesite em contactar agências internacionais para pedir ajuda.
O que é? Como funciona?
A Western Union Money Transfer auxilia na transferência de dinheiro entre um remetente e um destinatário. Não fornece qualquer serviço de suporte. Ao enviar em numerário via Western Union, o remetente obtém um Número de Controlo de Transferência de Dinheiro (Money Transfer Control Number, MTCN) para acompanhar as transacções. O destinatário deverá igualmente fornecer o número MTCN para poder proceder ao levantamento dos fundos transferidos.
Porque motivo a Western Union não é recomendada?
Os malfeitores podem sabotar quase todo o tipo de processo difícil, causar prejuízos e enganá-lo com o seu próprio dinheiro. Deve ter extremamente cuidado de forma a evitar os ciber-crimes. De acordo com os termos e condições da Western Union, não é oferecida qualquer tipo de protecção na compra ou serviço de custódia. Para além disso, não é fiável em situações de não entrega do dinheiro, sendo da responsabilidade do remetente acompanhar o processo de transacção e assegurar-se de que a transacção foi efectuada. Por conseguinte, o principal inconveniente da Western Union é que não garante segurança na transferência.
Compradores - Sejam prudentes
Os compradores On-line devem estar cientes das burlas quando utilizam a Western Union. Recomenda-se a não utilização de transferência de dinheiro on-line na compra de produtos de venda em leilão on-line. Se o vendedor apenas se preocupa com a transferência do dinheiro, o comprador deverá agir com prudência. Os verdadeiros vendedores terão outro alternativa de pagamento e nunca insistirão no serviço de transferência de fundos. Se necessário, como comprador, verifique a honestidade e o feedback do vendedor. Por vezes, pode também ser falso, assim nunca se envolva em transferências de dinheiro com um desconhecido.

Pneus-Online não tem nenhuma responsabilidade enquanto o conteúdo e as consequências dos anúncios publicados no site.
Europa Ocidental :
Leste Europeu :
América :
Ásia :
África :
Oceania :
Carro usado, moto usado, 4x4 usado, scooter usado, compra carro, venda carro, comprar carro, vender carro, venda moto, vender moto, anúncios auto, anúncios moto, classificados
Alfa Roméo, Audi, BMW, Citroen, Fiat, Ford, Mercedes, Mitsubishi, Nissan, Opel, Peugeot, Porsche, Renault, Seat, Toyota, Volkswagen